segunda-feira, 6 de julho de 2015

Criando um cronometro simples em Java

Recentemente precisei de um cronômetro e (para variar) o Windows não tinha. Então resolvi fazer uma classe em Java que implementasse o cronômetro na tela. Precisava somente de um cronômetro simples, que ao clicar em "Iniciar" começasse a contar o tempo (em segundos) e que eu pudesse parar.

A classe que implementa o cronômetro pode ser vista no vídeo. É interessante perceber que é necessário mobilizar um monte de coisas para fazer o cronômetro funcionar:

  • precisamos criar uma interface gráfica que utiliza JFrame, JPanel, JLabel e JButton para permitir a comunicação com o usuário
  • para criar os tratadores dos botões, isto é, os procedimentos que devem ser executados quando clicamos nos botões utilizamos uma classe ActionListener anônima na qual alteramos o método actionPerformed
  • precisamos criar uma thread de timer capaz de ser disparada a cada "x" segundos, ou no nosso caso milissegundos
  • para o timer funcionar temos que criar outra classe anônima que implementa TimerTask.

Nenhum comentário:

Postar um comentário