sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Introdução da Programação de Computadores - Capítulo 3

Estruturas condicionais (que veremos neste post) e de repetição (que veremos no próximo) são fundamentais para a maioria das linguagens de programação. Sem estas estruturas, as instruções dos programas seriam executadas sequencialmente sem nenhum tipo de reaproveitamento ou ramificação, como vimos no post do capítulo 2.

Instrução if () ... else ...

A instrução if é uma estrutura condicional de seleção única, uma vez que após a avaliação da expressão condicional será executada apenas uma instrução (ou grupo de instruções) como ilustrado no fluxograma da instrução if. No diagrama podemos ver que o fluxo de execução passa por uma estrutura de decisão. Esta estrutura deve avaliar uma condição e somente se esta condição for verdadeira, as instruções do bloco azul serão executadas como parte do fluxo principal, caso contrário as instruções do bloco vermelho serão executadas.


Instrução switch (variável) case ...

A instrução switch é uma estrutura condicional de seleção múltipla, uma vez que após a avaliação da expressão condicional será executada uma das opções case. O conteúdo da variável em switch é comparado com a constante em cada opção case, se achar um valor igual a instrução ou grupo de instruções seguintes ao case selecionado é executada até chegar uma instrução break. Se não encontrar uma opção case, executará default.




Exemplo 01

Exemplo 02

Exemplo 03

Exemplo 04

Exemplo 05

Exemplo 06

Exemplo 07

Exemplo 08

Exemplo 09

Exemplo 10

Exemplo 11

Exemplo 12

Exemplo 13

Exemplo 14

Exemplo 15


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