segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Introdução da Programação de Computadores - Capítulo 1

Neste post apresentamos o conceito básico de algoritmo. Existem diversas definições, apresentamos a seguir a de Manber.

“Um procedimento para resolver um problema matemático em um número finito de passos que freqüentemente envolve a repetição de uma operação; ou de forma mais abrangente: um procedimento passo-a-passo para resolver um problema ou realizar algum objetivo.” (Manber, 1989:1)


Algoritmo correto é aquele que gera um programa que sempre termina e para qualquer instância de entrada produz uma saída correta. Programar consiste em representar/descrever um algoritmo em alguma linguagem de programação. Isto também é chamado codificação.

Apresentamos no vídeo os conceitos de descrição narrativa, fluxograma e pseudocódigo.

Um pseudocódigo consiste em uma notação que se assemelha a uma linguagem de programação, que possibilita ao programador se concentrar no problema a ser modelado sem “se prender” a uma linguagem de programação específica. Essa notação mistura definições formais sobre dados e estruturas de controle, com informações em estilo livre. O livro adotado nesta série apresenta como passo inicial para o desenvolvimento a geração do pseudocódigo. Nos abstivemos de usá-los nos nossos vídeos (basta ler o livro).

Daí evoluímos para a definição de variável e identificadores.

Finalizamos este vídeo mostrando onde achar informações para instalação do ambiente de desenvolvimento Java que usaremos para criar nossos exemplos. Veja o post sobre a instalação do JDK e baixe o DrJava do site do desenvolvedor (é gratuito e não precisa instalação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário