quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Usando canvas (ou java.awt.Graphics) - Parte 5

Agora temos uma base para brincar um pouquinho. Vamos aproveitar e conhecer algumas outras classes em java.awt.geom. Estas classes permitem gerar diversas figuras geométricas. Notem que sempre existe uma classe abstrata que possui factories denominadas .Double e .Float que geram o que desejamos:
  • Arc2D: cria um arco
    • Arc2D.Double
    • Arc2D.Float
  • CubicCurve2D: cria uma curva
    • CubicCurve2D.Double
    • CubicCurve2D.Float
  • Ellipse2D: cria uma elipse (se os raios forem diferentes) ou um círculo se os raios forem iguais
    • Ellipse2D.Double
    • Ellipse2D.Float
  • Line2D: cria uma linha
    • Line2D.Double
    • Line2D.Float
  • Path2D: define um caminho geométrico dado pelas coordenadas
    • Path2D.Double
    • Path2D.Float
  • Point2D: cria um ponto (x,y)
    • Point2D.Double
    • Point2D.Float
  • QuadCurve2D: cria uma curva paramétrica quadrática
    • QuadCurve2D.Double
    • QuadCurve2D.Float
  • Rectangle2D: cria um retângulo
    • Rectangle2D.Double
    • Rectangle2D.Float
  • RoundRectangle2D: cria um retângulo com bordas arredondadas
    • RoundRectangle2D.Double
    • RoundRectangle2D.Float
Assim para criar uma linha, você não pode utilizar Line2D. Deve utilizar Line2D.Double ou Line2D.Float. Vamos ver isto no post. Como vídeo é um pouco grande, o post foi dividido em duas partes, a primeira mostra todo a criação de um desenho de um carrinho (daqueles de pré-primário) e o segundo mostra como animar (isto é, fazer com que o carro ande na janela) e como colocar uma imagem na tela e também usar o mesmo recurso de animação.




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