segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Usando Sockets para criar comunicação em Java - Parte 1 de 3

Neste post e nos próximos dois mostrarei como é feita a comunicação via socket em Java. Apresentarei as classes neste primeiro post:

Para TCP utilizaremos basicamente:

  • java.net.ServerSocket: cria um socket de comunicação TCP para o lado servidor
  • java.net.Socket: cria um socket de comunicação (pode ser utilizado por ambos os lados)

enquanto para UDP utilizaremos

  • java.net.DatagramSocket: representa um socket para enviar e receber datagrama (pacotes UDP). Deve ser utilizado para enviar e/ou receber os pacotes pela rede. Estes pacote são dirigidos e encaminhados individualmente. Os diversos pacotes enviados a partir de um computador podem ser encaminhados de forma diferente e pode chegar em qualquer ordem no outro computador.
  • java.net.DatagramPacket: esta classe representa um datagrama (isto é, o dado que queremos transmitir ou que recebemos). O serviço de entrega é sem conexão, ou seja, a mensagem é encaminhada a partir de um computador para outro baseado somente na informação contida dentro dele. A entrega de pacotes e sua ordem não são garantidos.




Nos dois posts seguintes veremos um exemplo de comunicação TCP e outro em UDP.

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