sexta-feira, 15 de março de 2013

Manipulando elementos gráficos em um applet

Um applet é um programa em Java que roda em um navegador com algumas características especiais - primeiro é um programa Java completo e segundo possui diversas restrições de acesso. Um applet roda em uma área de memória especial denominada sandbox que limita o acesso do programa à máquina física do usuário.

Para criar um applet temos que extender a classe java.applet.Applet. Um applet não chama o método main() e por isto ele não precisa ser definido. Por padrão, os applets são projetados para rodarem dentro de páginas web. Para colocar um applet em uma página web utilizamos a tag applet com uma sintaxe equivalente a abaixo:

<applet code="BouncingLinesApplet.class" width="400" height="400">
Nosso exemplo de Java applet
</applet>

Quando a página é carregada, também a classe java do applet é baixada. Estando a JVM instalada no computador, o applet pode ser visualizado dentro da página. Em aplicações mais complexas, podemos empacotar todas as classe em um arquivo JAR.

Durante a execução de um applet vamos notar que 5 métodos são chamados:
  • init: Este método é utilizado para inicialização e é chamado logo depois que os parâmetros na tag applet (do html) são processados.
  • start: Este método é chamado logo depois de init() e também quando o usuário retorna a página que contém o applet depois que navegou em outras.
  • stop: É chamado quando o usuário sai da página que contém o applet, mas pode ser chamado também internamente pelo applet. A implementação default não faz nada.
  • destroy: É chamado quando o navegador é fechado.
  • paint: É chamado logo depois de start() e sempre que for solicitado repaint().

Veja como ficou nossa classe:


Nenhum comentário:

Postar um comentário