sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Trabalhando com Matrizes - Parte I

Existe uma outra forma de trabalhar com matrizes em Java que consiste em utilizar uma das diversas APIs que permitem trabalhar com recursos matemáticos avançados. No nosso caso vamos utilizar uma API  JAMA que é uma API de domínio público. Mais informações podem ser encontradas no site JAMA: A Java Matrix Package.

JAMA é um pacote básico de álgebra linear para Java. Ele fornece classes  para a construção e manipulação de matrizes. O pacote é composto por seis classes que manipulam matrizes e realizam cálculos de decomposição bastante complexos. São elas: Matrix, CholeskyDecomposition, LUDecomposition, QRDecomposition, SingularValueDecomposition e EigenvalueDecomposition.
A classe de matrizes (Matrix) fornece as operações fundamentais para realização de operações de álgebra linear. A classe possui um construtor que cria matrizes bidimensionais a partir de um array bidimensional de números em ponto flutuando. Por exemplo:

double[][] array = {{1,2,3},{4,5,6},{7,8,10}};
Matrix A = new Matrix(array);


A classe inclui ainda as principais operações como adição e subtração de matrizes, multiplicação de matrizes, multiplicação por escalar, matriz transposta, normas e seleções de elementos.

Para podemos usar em nosso ambiente Netbeans temos que baixar o arquivo JAR e incluir na biblioteca. Após realizar o download da API, crie um novo projeto e adicione o JAMA em sua lista de bibliotecas da seguinte forma:
  1. clique no botão direito em cima do projeto
  2. propriedades
  3. bibliotecas
  4. adicionar Jar

Veja no meu exemplo como ficou:

Vamos ver agora um exemplo da utilização desta biblioteca. Vamos tentar realizar as principais operações básicas de matrizes.

A saída para este programa é:
Fácil ?


Note que o Jama não permite trabalhar com números complexos e outras operações mais sofisticadas, mas já é um bom começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário