segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Introdução da Programação de Computadores

A programação de computadores é uma atividade que leva à montagem dos passos necessários à resolução de um problema em linguagem de programação, mediante utilização de algoritmos.

Para dar início ao aprendizado dessa atividade, é importante compreender seu contexto, seu propósito, os conceitos básicos subjacentes, bem como tomar contato com o ferramental necessário a sua realização.

Utilizaremos nesta séria de vídeos o livro Fundamentos da Programação de Computadores. Recomendamos como livros texto:


Estes dois livros fornecem uma boa base téorica e prática de algoritmos.

Nosso objetivo porém é algo ainda mais básico, e por isto adotamos nesta série de posts o livro Fundamentos da Programação de Computadores. Este livro possui 10 capítulos sobre programação básica, ensinando a utilizar as linguagens Pascal e C. Nossos posts como sempre serão em Java e utilizamos os problemas de exemplo sugeridos pelos autores.

sábado, 14 de junho de 2014

Usando grafos em Java - Parte 3

Agora veremos como implementar em Java as duas pesquisas. A seguir mostramos as duas classes que serão implementadas:




Vimos no post anterior a teoria por trás destas duas pesquisas. Vamos ver no vídeo agora como implementá-las.

Implementando árvore binária - parte 3

Vamos acrescentar a nossa classe algumas outras funções úteis. Como vimos no primeiro vídeo (de teoria) existem 3 formas mais comuns de caminhamento na árvore binária. Vamos implementá-las neste vídeo. Na verdade, já realizamos um caminhamento LNR.

Vamos buscar também o menor e o maior valor armazenado na árvore. Veremos que isto pode ser obtido por uma pesquisa simples.

Para isto vamos alterar nossa classe Arvore para que ela tenha os seguintes métodos:
Veja no vídeo como as alterações são feitas.