terça-feira, 10 de março de 2015

Introdução da Programação de Computadores - Capítulo 6

Vimos no post anterior (do capítulo 5) como utilizar vetores, que são arranjos como um conjunto de n valores de um mesmo tipo. Podemos expandir este conceito considerando que estes valores podem ser arranjados em diversas dimensões, sendo a mais comum o arranjo bidimensional ou matriz bidimensional. Uma matriz bidimensional pode ser utilizada por exemplo para representar um conjunto de valores de uma tabela por exemplo.

Como veremos no vídeo, uma matriz é basicamente um vetor onde cada elemento é por sua vez um vetor, desta forma podemos obter uma matriz retangular como em

int[][] retangular = new int[3][4]; // matriz com 3 linhas e 4 colunas

mas também podemos criar uma matriz irregular como

int[][] retangular = new int[3]; // 
retangular[0] = new int[5];
retangular[1] = new int[10];
retangular[2] = new int[2];

A primeira linha gera uma matriz com 3 linhas, porém as colunas ainda não estão definidas. As três linhas seguintes geram as colunas de cada linha - na segunda linha de código a primeira linha é configurada para possuir 5 colunas, depois a segunda com 10 e na última linha de código a terceira linha terá 2 elementos.





Introdução da Programação de Computadores - Capítulo 5

Um vetor (array) é um objeto que contém um número fixo de valores de um único tipo. O tamanho de um vetor é estabelecido quando o array é criado. Após a criação, este tamanho é fixo e não pode ser mudado. Cada item em um vetor é denominado elemento.  Cada elemento pode ser acessado por um índice numérico. A numeração de um vetor começa com 0.

Veja o vídeo a seguir:


Exemplo 01

Exemplo 02

Vamos fazer uma variação deste exemplo para mostrar que é possível criar um array não somente dos tipos primitivos (int, double, char...), mas de qualquer classe de desejarmos. Veja o Exemplo 02-a.