quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Bytecode

O código bytecode (arquivo com extensão .class) é o resultado da compilação do código fonte Java (arquivo texto com extensão .java). O compilador que vem no pacote do SDK é o programa javac. O arquivo bytecode pode ser carregado e interpretado pelo java (este é inclusive o nome do programa) que é responsável pela JVM. A JVM é um programa que deve estar instalado no ambiente que você pretende rodar o programa java. Resumidamente o processo pode ser representado pelo diagrama abaixo:
Assim podemos identificar as principais características da linguagem Java como sendo:

  • portabilidade: O bytecode pode ser executado em diversas plataformas de hardware e software desde que o computador de destino tenha instalado a JVM.
  • orientação a objetos: todo código java é orientado a objetos. O arquivo bytecode é uma classe.
  • segurança: a linguagem Java já provê mecanismos de execução local ou em rede com restrições de execução e inclusive protege o sistema cliente contra ataques. Leia mais sobre o funcionamento de um applet.
  • facilidade: a linguagem Java retira do programador a responsabilidade de gerenciar a memória e ponteiros (estes últimos não existem). Leia mais sobre garbage collector e sobre real time garbage collection

Nenhum comentário:

Postar um comentário