terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Introdução da Programação de Computadores - Capítulo 2

Neste capítulo tratamos das estruturas sequenciais, que nos permitem gerar programas simples com entrada e saída de dados.


Exemplo 1


Exemplo 2


Exemplo 3


Exemplo 4


Exemplo 5


Exemplo 6


Exemplo 7


Exemplo 8


Exemplo 9


Exemplo 10


Exemplo 11


Exemplo 12


Exemplo 13


Exemplo 14


Exemplo 15


Exemplo 16


Exemplo 17


Exemplo 18


Exemplo 19


Exemplo 20



Exemplo 21


Exemplo 22


Exemplo 23


Exemplo 24


segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Introdução da Programação de Computadores - Capítulo 1

Neste post apresentamos o conceito básico de algoritmo. Existem diversas definições, apresentamos a seguir a de Manber.

“Um procedimento para resolver um problema matemático em um número finito de passos que freqüentemente envolve a repetição de uma operação; ou de forma mais abrangente: um procedimento passo-a-passo para resolver um problema ou realizar algum objetivo.” (Manber, 1989:1)


Algoritmo correto é aquele que gera um programa que sempre termina e para qualquer instância de entrada produz uma saída correta. Programar consiste em representar/descrever um algoritmo em alguma linguagem de programação. Isto também é chamado codificação.

Apresentamos no vídeo os conceitos de descrição narrativa, fluxograma e pseudocódigo.

Um pseudocódigo consiste em uma notação que se assemelha a uma linguagem de programação, que possibilita ao programador se concentrar no problema a ser modelado sem “se prender” a uma linguagem de programação específica. Essa notação mistura definições formais sobre dados e estruturas de controle, com informações em estilo livre. O livro adotado nesta série apresenta como passo inicial para o desenvolvimento a geração do pseudocódigo. Nos abstivemos de usá-los nos nossos vídeos (basta ler o livro).

Daí evoluímos para a definição de variável e identificadores.

Finalizamos este vídeo mostrando onde achar informações para instalação do ambiente de desenvolvimento Java que usaremos para criar nossos exemplos. Veja o post sobre a instalação do JDK e baixe o DrJava do site do desenvolvedor (é gratuito e não precisa instalação).

Introdução da Programação de Computadores

A programação de computadores é uma atividade que leva à montagem dos passos necessários à resolução de um problema em linguagem de programação, mediante utilização de algoritmos.

Para dar início ao aprendizado dessa atividade, é importante compreender seu contexto, seu propósito, os conceitos básicos subjacentes, bem como tomar contato com o ferramental necessário a sua realização.

Utilizaremos nesta séria de vídeos o livro Fundamentos da Programação de Computadores. Recomendamos como livros texto:


Estes dois livros fornecem uma boa base téorica e prática de algoritmos.

Nosso objetivo porém é algo ainda mais básico, e por isto adotamos nesta série de posts o livro Fundamentos da Programação de Computadores. Este livro possui 10 capítulos sobre programação básica, ensinando a utilizar as linguagens Pascal e C. Nossos posts como sempre serão em Java e utilizamos os problemas de exemplo sugeridos pelos autores.