terça-feira, 30 de dezembro de 2014
Introdução da Programação de Computadores - Capítulo 2
Neste capítulo tratamos das estruturas sequenciais, que nos permitem gerar programas simples com entrada e saída de dados.
segunda-feira, 29 de dezembro de 2014
Introdução da Programação de Computadores - Capítulo 1
Neste post apresentamos o conceito básico de algoritmo. Existem diversas definições, apresentamos a seguir a de Manber.
“Um procedimento para resolver um problema matemático em um número finito de passos que freqüentemente envolve a repetição de uma operação; ou de forma mais abrangente: um procedimento passo-a-passo para resolver um problema ou realizar algum objetivo.” (Manber, 1989:1)
Algoritmo correto é aquele que gera um programa que sempre termina e para qualquer instância de entrada produz uma saída correta. Programar consiste em representar/descrever um algoritmo em alguma linguagem de programação. Isto também é chamado codificação.
Apresentamos no vídeo os conceitos de descrição narrativa, fluxograma e pseudocódigo.
Um pseudocódigo consiste em uma notação que se assemelha a uma linguagem de programação, que possibilita ao programador se concentrar no problema a ser modelado sem “se prender” a uma linguagem de programação específica. Essa notação mistura definições formais sobre dados e estruturas de controle, com informações em estilo livre. O livro adotado nesta série apresenta como passo inicial para o desenvolvimento a geração do pseudocódigo. Nos abstivemos de usá-los nos nossos vídeos (basta ler o livro).
Daí evoluímos para a definição de variável e identificadores.
Finalizamos este vídeo mostrando onde achar informações para instalação do ambiente de desenvolvimento Java que usaremos para criar nossos exemplos. Veja o post sobre a instalação do JDK e baixe o DrJava do site do desenvolvedor (é gratuito e não precisa instalação).
“Um procedimento para resolver um problema matemático em um número finito de passos que freqüentemente envolve a repetição de uma operação; ou de forma mais abrangente: um procedimento passo-a-passo para resolver um problema ou realizar algum objetivo.” (Manber, 1989:1)
Algoritmo correto é aquele que gera um programa que sempre termina e para qualquer instância de entrada produz uma saída correta. Programar consiste em representar/descrever um algoritmo em alguma linguagem de programação. Isto também é chamado codificação.
Apresentamos no vídeo os conceitos de descrição narrativa, fluxograma e pseudocódigo.
Um pseudocódigo consiste em uma notação que se assemelha a uma linguagem de programação, que possibilita ao programador se concentrar no problema a ser modelado sem “se prender” a uma linguagem de programação específica. Essa notação mistura definições formais sobre dados e estruturas de controle, com informações em estilo livre. O livro adotado nesta série apresenta como passo inicial para o desenvolvimento a geração do pseudocódigo. Nos abstivemos de usá-los nos nossos vídeos (basta ler o livro).
Daí evoluímos para a definição de variável e identificadores.
Finalizamos este vídeo mostrando onde achar informações para instalação do ambiente de desenvolvimento Java que usaremos para criar nossos exemplos. Veja o post sobre a instalação do JDK e baixe o DrJava do site do desenvolvedor (é gratuito e não precisa instalação).
Introdução da Programação de Computadores
A programação de computadores é uma atividade que leva à montagem dos passos necessários à resolução de um problema em linguagem de programação, mediante utilização de algoritmos.
Para dar início ao aprendizado dessa atividade, é importante compreender seu contexto, seu propósito, os conceitos básicos subjacentes, bem como tomar contato com o ferramental necessário a sua realização.
Utilizaremos nesta séria de vídeos o livro Fundamentos da Programação de Computadores. Recomendamos como livros texto:
Para dar início ao aprendizado dessa atividade, é importante compreender seu contexto, seu propósito, os conceitos básicos subjacentes, bem como tomar contato com o ferramental necessário a sua realização.
Utilizaremos nesta séria de vídeos o livro Fundamentos da Programação de Computadores. Recomendamos como livros texto:
Estes dois livros fornecem uma boa base téorica e prática de algoritmos.
Nosso objetivo porém é algo ainda mais básico, e por isto adotamos nesta série de posts o livro Fundamentos da Programação de Computadores. Este livro possui 10 capítulos sobre programação básica, ensinando a utilizar as linguagens Pascal e C. Nossos posts como sempre serão em Java e utilizamos os problemas de exemplo sugeridos pelos autores.
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